Pesquisar este blog

sábado, 26 de março de 2011

Escrever um Conto,...por Elaine/Blog um Pouco de Mim...

...A Elaine lançou uma expectativa no ar, para aqueles que um dia sonham em escrever e ver a sua escrita sendo alcançada....
È sobre um conto...um conto de vida....
Segue as intruçoes no blog da Elaine.... http://elainegasparetto.com/

Bom...particularmente eu fiquei interessada, sempre gostei muito da escrita,...devanear para mim é passatempo favorito. Mas claro..sempre eu digo..isto não faz de mim uma escritora.
Eu tenho uma dificuldade enorme em formatar textos e minha concordância verbal é péssima e regras de acentuação....eu esqueci atrás da porta há muito tempo. kkk
Mas é claro que fui correr atrás disto...eu vi que estava ficando muito esquecida com tudo de português e corri fazer um cursinho rápido lá pelas beiras do Senac... (aonde eu tbém sou instrutora, lembra?).
Deu pra recordar muitas coisas, mas eu vi que a função e a razão das "Letras"...é pura e empírica...portanto é sempre necessário mais.
Mesmo assim me senti tentada pela Elaine e tal.
Mas olha que eu pensei ..escrevo tanto  e há tanto tempo .. mas quando ela lançou a idéia eu fiquie pensando, afinal o que eu escrevo é "Contos"?
E afinal ... O que é Contos?
Santo Google Nosso de Cada dia.


Olá a todos que acessaram esse texto e querem saber como se escreve um conto, acredito que não sou a pessoa certa para ensinar os macetes dessa vertente literária, mas a pedidos de algumas pessoas me disponibilizei a esse trabalho.
Primeiramente é preciso entender que um conto é uma narrativa curta, com início, meio e fim, narrador, personagens e diálogos. Cada um desses elementos pode ser trabalhado de inúmeras formas diferentes, mas é preferível que cada autor escolha uma forma de trabalhar com esses elementos e a siga sempre. O autor pode escolher se o conto será de uma, duas ou três páginas, se o narrador será em 1ª ou 3ª pessoa, em que momentos irão colocar os diálogos e dentre outros.
Definida a sua forma de escrever vamos para o que é mais importante, a trama. Todo conto, romance, filme, peça de teatro precisa ter um início, um meio e um fim, na transição entre o início e o meio do texto um pequeno elemento deve ser inserido chamado “clímax” que é a situação que muda todo o desenrolar da história, exemplo: Um homem e uma mulher estão dirigindo seus respectivos carros indo em direção ao trabalho os dois atravessam o mesmo cruzamento e seus carros colidem provocando um acidente, nenhum dos dois fica ferido, mas estão em uma área isolada da cidade sem ajuda e ironicamente com os celulares sem crédito ou sem sinal para chamar um guincho então os dois resolvem voltar a pé até o posto de gasolina mais próximo para usar o telefone, uma caminhada de cinco quilômetros, no caminho os dois começam a conversar e a se conhecerem melhor, a conversa está tão boa que nem percebem que deixaram o posto para trás durante a caminhada e resolvem tomar um café. Onde está o clímax? Na batida dos dois carros, se o acidente não tivesse acontecido os personagens não teriam que andar aquela distância juntos e provavelmente não teriam tomado aquele café e o rumo das duas histórias nunca mudaria.

(FONTE:)

ISTO QUE EU LI E COPIEI..SÓ SÃO ALGUMAS LINHAS..VC PODE ACESSAR E VER MAIS SOBRE O ASSUNTO.

Então pessoínhas vamos entrar juntas e descobrir em nós novos talentos?
Vc acredita que pode...então vc pode!
Eu lembrei de uma historia que vai dar seguimento ao meu conto...minha postagem anterior diz:
" As menina dos brincos de pérola"

Eu já tenho o título.
Então já não achas um começo?
Temos prazo galerinha..entra lá na Elaine e confira bem certinho, quero ver vcs nesta caminhada.
Bjos da Cacau.




2 comentários:

  1. Olá Cacau

    Obrigada por sua visita.
    Me perdoe a hora. Estive offline o dia todo por conta do rastreamento. Desta vez registramos queixa na Polícia Federal também... Obrigada por seu apoio e carinho lá no bloguito.
    Até amanhã

    Bjooooooooooo...........

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Cacau!Obrigada pela vista !Seu blog é muito fofo e a música......eu adorei a músicaa!!!bjs

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!